Talvez os últimos artigos que tenho escrito em anos e anos comecem sempre com a mesma frase: O mundo mudou...
Mas de fato, o mundo muda todo dia, o que está diferente é a velocidade dessa mudança. Vejam, estamos ainda aprendendo como usar parte das mídias digitais e já estamos visualizando algumas novas revoluções em andamento, como o Metaverso e a tecnologia do 5G.
Eu costumo dizer que vivemos a revolução dentro da revolução. Ainda existem escolas que não tem um site na internet, e outras que estão fazendo apresentações no Metaverso. Difícil essa competição, não é mesmo?
Vamos resgatar então nosso tema. Como transformar relacionamento em matrículas nesse mundo maluco do Digital. Como pensar estratégias para captar novos e fidelizar seus atuais alunos?
Quero resgatar algo primordial aqui. Lembremo-nos que, o que rege um bom relacionamento é primordialmente A VERDADE. Sempre reforço isso, pelo fato de, não adiantar em momento algum apresentar seu colégio ou sua IES no mundo digital com aquelas lindas fotos de banco de imagens, se elas não representarem fielmente o que temos para mostrar no “mundo real”. Ser verdadeiro é fundamental em qualquer relacionamento. Ser verdadeiro não é marketing, é básico.
Uma questão tanto fundamental quanto a primeira, é ter EMPATIA. Se colocar no lugar do outro, ou mais profissionalmente falando, compreender aqui a jornada do seu “consumidor”. Muito falamos no marketing em entender os hábitos de consumo dos clientes, e para isso, precisamos entender eles. Nos colocar no lugar deles, compreender suas dores, seus desejos e muito mais que isso, estarmos prontos para ajudá-los nas tomadas de decisões.
Torna-se necessário, no atual cenário, compreender sobre as INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. As mudanças, como dissemos no início do artigo, são velozes, novas plataformas, novos formatos, novas mídias surgem com enorme frequência. A forma de comunicarmos com nossos alunos e nossas comunidades estão em profunda ebulição. As redes sociais e seus algoritmos mudam e tornam nossas atualizações vitais para o sucesso ou fracasso de estratégias. Por onde, de qual forma, em qual formato nos comunicamos com nossos clientes? Hoje, a escola dos meus filhos, como exemplo, me informa dos acontecimentos relevantes através dos aplicativos, redes sociais, WhatsApp, e-mail. Onde estão mesmo aqueles diários que iam e vinham todos os dias com recados das coordenações para os pais?
Devemos estar atentos às mudanças ocorridas e compreender sobre todas as novidades tecnológicas, lembrando que, nossos clientes mais jovens, são nativos tecnológicos, e não podemos ficar ultrapassados. Ser ultrapassado nesse sentido, faz que percamos matrículas e nos distanciemos do processo de comunicação desejado.
Para que não esqueçamos, devemos ser competentes no processo de promover nossas redes sociais. Vamos lembrar aqui que, com as atuais tecnologias, e com as que chegam agora, como o 5G, o mundo está na palma das mãos dos nossos alunos, pais e futuros clientes. A mobilidade tecnológica permite que nossas postagens e mensagens sejam consumidas online, simultânea e em diferentes plataformas. Devemos, portanto, estar atentos à LINGUAGEM que usamos. Não podemos cair na cilada de falar um idioma não consumido por nosso público. No marketing falamos em usar o TOM de VOZ pertinente com nosso público-alvo. Obviamente, nem era preciso lembrar, que cada tipo de rede social tem um formato. O que se faz no Instagram, não é o mesmo que o Linkedin, por exemplo.
Se tudo parece complexo, ainda devemos olhar de maneira estratégica para a importância que o GOOGLE tem no modelo de relacionamentos em busca da captação e retenção dos alunos. Uma das principais formas de consulta, tudo começa por ali.
Uma família que busca por sua escola, provavelmente, vai iniciar a pesquisa colocando no Google, para te conhecer e para entender quais comentários temos sobre suas instituições. Aqui, começa um novo modelo de relacionamento. É vital para sua escola ou IES, estar bem-posicionada nas buscas, o que vai representar um diferencial gritante no sucesso das suas conversões. Para isso, retornamos aos algoritmos. Precisamos de bons conteúdos, que sejam relevantes, uteis, verdadeiros, que tenham frequência, que promovam o que os clientes buscam e ajude-os no que procuram, entre outros requisitos importantes e necessários.
Para finalizar, esse artigo te
m interesse em apresentar que, no centro de todo processo inovador do relacionamento estão PESSOAS. Muitas mudanças podem e são importantes para compreendermos esses processos e tornar p
ositivas nossas ações para captar e reter mais alunos. Porém, o sucesso de todas as estratégias, mesmo no mundo digital, está em ser especialista em PESSOAS. Especialista em compreender, solucionar e apresentar melhores opções para as necessidades de cada um dos nossos alunos, pais e clientes futuros. Com isso, compreendendo os processos e interpreta
ndo os canais e formatos, a sua comunicação será eficiente, verdadeira, inovadora e trará resultados promissores na sua campanha de matrículas e rematrículas.
Alcino Ricoy Jr. é Gestor de Marketing e Relacionamentos da PUC Campinas. Ele será palestrante no Masterclass: Transformando Relacionamento em Matrículas, que será realizado no dia 17 de agosto, das 08h30 às 12h30, no Hotel Intercity Ibirapuera – São Paulo/
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