Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações no SAS, destaca a necessidade de aplicar metodologias ativas em sala de aula
Atualmente, o setor educacional deve manter em seu radar o avanço das inteligências artificiais – não necessariamente com a preocupação de “como ficarão as lições de casa?”, mas, sim, analisando os impactos no mercado de trabalho e no aprendizado. Sob essa perspectiva, já é possível ter uma prévia dos próximos anos: disciplinas que exigem pensamento crítico serão indispensáveis para a sociedade.
Além disso, as escolas exercerão a função de trabalhar com os alunos diariamente as habilidades socioemocionais, formando indivíduos empáticos e colaborativos. Outra tendência da educação contemporânea é que a cultura digital colocará o aluno no centro da aprendizagem, possibilitando uma personalização do ensino.
Os professores e a sala de aula contemporânea
Para se preparar para os novos cenários do século XXI, os professores precisam estudar e buscar inovações. No que diz respeito às estratégias pedagógicas, Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Plataforma de Educação, destaca a necessidade de aplicar metodologias ativas. Segundo ele, a aula expositiva não deixará de existir, mas deve ser apenas um dos caminhos utilizados.
Outro ponto de atenção consiste em utilizar a tecnologia para analisar os dados de avaliações e atividades. “Antes, você tinha um professor que dava a sua aula e simplesmente verificava se o aluno atingia a média ou não na prova. Agora, cada vez mais o professor se preocupa com o aprendizado do estudante, observando todo o processo”, explica.
Como efetivamente inovar na instituição de ensino?
“A escola precisa ter uma cultura de inovação, ou uma ‘cultura digital’. Quem vai introduzir isso são os diretores e os coordenadores, para que todos os professores, por meio de projetos, utilizem aquela tecnologia nas aulas”, diz Celedônio. Assim, é traçado um plano de inovação integrado, que deve garantir uma boa infraestrutura e a capacitação de todos os profissionais.
O engajamento dos professores
Além da questão técnica, alinhar a metodologia de ensino será primordial. Para isso, o gestor precisa deixar muito claro qual é a cultura da escola, com ações cotidianas e uma comunicação clara sobre os objetivos do grupo. Além disso, para garantir uma orientação contínua dos profissionais, é importante proporcionar feedbacks frequentes.
Como promover o engajamento das turmas?
“Nós só aprendemos se estivermos felizes. Então, a primeira coisa que o professor precisa é tentar tornar a sua uma aula mais atrativa, trazendo exemplos gerais para a sala”, afirma o especialista. Como os jovens são muito ligados a vídeos, por exemplo, o professor pode pegar materiais do YouTube ou do TikTok, para explicar um assunto ou incitar discussões e perguntas para os alunos.
A grande missão é promover interações. Em cada sala, a aula terá um andamento diferente, e os estudantes sentirão que a participação deles faz a diferença.
Como uma instituição de ensino pode estar sempre atualizada?
Para se manter sempre atualizada, a instituição deve estar atenta ao que é, de fato, criatividade, às novas ferramentas de trabalho e, sobretudo, às pessoas. O cuidado com cada um dos indivíduos daquela comunidade faz a diferença para estarem felizes e prosperarem no trabalho ou nos estudos.
De acordo com Ademar Celedônio, o sucesso no vestibular ainda é uma das principais formas de o público medir os resultados de uma instituição. Portanto, a escola deve incluir, em suas etapas de inovação, uma análise dos gaps de aprendizagem, colocando a tecnologia como aliada para recuperar essas lacunas na aquisição de conhecimento.
Ademar Celedônio falará sobre “Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado na sala de aula contemporânea” no GEduc 2023.
O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento reunirá mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir o tema “Os novos caminhos da educação – resultados PARA a instituição e PELO Brasil”. Serão três dias – de 29 a 31/03 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.
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