top of page

Práticas híbridas de leitura no pós pandemia

Como discutir práticas de mediação de leitura na escola, com foco no Ensino Médio,

usando um modelo híbrido de ensino e aprendizagem? O que levar em conta na

escolha da situação didática de modo que o estudante tenha um movimento ativo

em seu processo de aprendizagem?

Para José Moran, Doutor em Comunicação pela USP e pesquisador de inovação

com metodologias ativas e tecnologias digitais, e um dos organizadores do livro

Metodologia Ativas para uma Educação Inovadora (Editora Penso, 2018), "as

metodologias ativas, num mundo conectado e digital, expressam-se por meio de

modelos de ensino híbrido, com muitas combinações possíveis e importantes para o

desenho de soluções atuais para os aprendizes de hoje.".

Portanto, levando em consideração o contexto de pós pandemia, em que muitos

aprendizados se deram em relação ao uso de tecnologias digitais, pretendo aqui

trazer um exemplo de como podemos tornar potente o equilíbrio entre o presencial e

online, o impresso e o digital, o trabalho individual em consonância com as trocas

coletivas entre estudantes. Para isso, vamos tratar dos conceitos envolvidos de

hibridismo, metodologia ativa, leitura e a ideia de inovação.

Sugestão de atividade de mediação de leitura

I) Pesquisa de conteúdo pelo aluno do Ensino Médio com curadoria prévia do

professor.

Em casa

● pesquisar a biografia de Clarice Lispector (autora brasileira indicada no

ENEM)

● pesquisar o contexto histórico do país, na época da produção da obra Hora

da Estrela

Em classe

● Leitura compartilhada de trechos da obra Hora da Estrela

● Debate presencial sobre como a obra dialoga com a situação de produção

da narrativa

● Produção em duplas de resenhas para indicação da obra para alunos de

outras séries.

Com essa curadoria prévia, o educador estará formando os seus estudantes sobre a

importância de fontes confiáveis de informação. Além disso, incentiva a autonomia

de pesquisa, com respeito aos diferentes tempos de leitura de cada aluno. Essa

atividade pode ser assíncrona e online, e com uma diversidade de gêneros, para

que os alunos e alunas possam ainda acessar diferentes linguagens e textos.

Discussões sobre os conceitos que embasam as escolhas metodológicas

- Ensino Híbrido

O contexto de Híbrido pede a compreensão conjunta do significado de

"Aprendizagem Ativa". A reflexão sobre o movimento ativo do aluno leva em conta a

sua curiosidade. Em citação à MORA (2013: p.66), José Moran (2018) traz em seu

livro que "(...)A curiosidade, o que é diferente e se destaca no entorno, desperta a

emoção. E, com emoção, se abrem as janelas da atenção, foco necessário para a

construção do conhecimento".

Para a aprendizagem ativa e profunda é necessário espaços de práticas frequentes

e multissensoriais, com modelos híbridos de aprendizagem. As propostas

pedagógicas devem levar em conta o acionamento dos conhecimentos prévios dos

estudantes, a tomada de consciência da construção de conhecimento e o educador

exercendo um papel de mediador ao incentivar a busca curiosa e criativa.

A flexibilização de espaços, de tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias

é fundamental para que aconteça esse processo ativo.

- Aprendizagem Ativa

Quando o estudante reflete sobre o que está aprendendo, compreende os seus

objetivos e é protagonista do seu processo na experimentação. Assim, ele não

apenas adapta-se à sua realidade, mas sim a transforma para nela intervir.

Atividades híbridas, integradas entre o online e o presencial, possibilitando a

personalização da aprendizagem e atendendo às diferentes formas e ritmos de

aprendizagem, incentivam essa tomada de consciência do estudante e o faz ter

clareza de seu modo de aprender.

- O conceito de leitura

A leitura aqui, nesse contexto, é troca e diálogo com o texto, para que haja

atribuição de sentidos. O foco acontece nos discursos que perpassam as obras

lidas. Portanto, levando em consideração o contexto em que foi produzido.

A possibilidade de ler os diferentes gêneros textuais que circulam socialmente,

permite que os alunos reconheçam e compreendam diferentes linguagens,

percebendo as diversas esferas de circulação, recepção e produção.

O movimento de leitura na escola deve ter como ponto de partida os textos. Esses

são as unidades de sentido para a construção de significados. As práticas híbridas

de leitura colocam os estudantes como protagonistas do movimento leitor,

facilitando essa relação ativa frente ao texto.

- O que é a Inovação nesse contexto?

A ideia de inovação não precisa estar relacionada ao acesso às tecnologias digitais.

O digital não garante a inovação, por si só, o novo acontece na experiência de uma

nova prática (como por exemplo, a inversão da sala de aula).

No entanto, é evidente que as tecnologias digitais favorecem o acesso aos

conteúdos de qualidade, a troca colaborativa na construção da aprendizagem e a

produção coletiva e individual de conteúdo.

As possibilidade de uso inovador da tecnologia na formação leitora, perpassam:

1. Acesso à informação de qualidade e curada

2. A troca entre estudantes: diálogos síncronos ou assíncronos

3. A produção individual ou coletiva, potencializando a resolução colaborativa

de problemas

4. Acompanhamento e avaliação dos movimentos de leitura


Leticia Reina é Gestora Educacional da Árvore, e estará no II Fórum de Gestão do Ensino Híbrido, que será realizado no dia 31 de março, das 08h30 às 12h30, durante o GEduc 2022. Inscreva-se e inspire-se: https://www.geduc2022.com.br/inscricoes

Comments


PATROCÍNIO DIAMOND

International School.png

PATROCÍNIO SILVER

ISAAC.png
PEARSON (1).png
wizard.png

PATROCÍNIO DE SESSÃO

Edebe (1).png
MULTIVERSO DAS LETRAS.png
seven 25 (1).png

PARCEIRO DE CONTEÚDO

EDUCADOR 21.png

MÍDIA OFICIAL

revista superior.png
REVISTA EDUCACAO.png

ASSESSORIA DE IMPRENSA

mira (1).png

APLICATIVO OFICIAL

YAZO.png

O GEDUC APOIA

logo ela.png

APOIOS 

REALIZAÇÃO

colorido.png
logo-branco-25.png
26 a 28 de março 2025
branco.png

PRO MAGNO Centro de Eventos
Av. Pfa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP

  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2022. All rights reserved.

bottom of page