A evolução da educação e as estratégias em tempos de incerteza são temas centrais do evento, que acontece de 26 a 28 de março, em São Paulo (SP)
Em tempos de grandes transformações e desafios na educação, e em um ambiente marcado pela competividade, o maior e mais importante congresso de gestão educacional do Brasil chega à sua 22a edição. Com o tema "A revolução da educação é hoje! Juntos para inovar e inspirar", o evento será realizado de 26 a 28 de março em novo local, o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).
“Em um contexto em que as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas afetam diretamente as demandas educacionais, o GEduc 2025 traz uma programação alinhada às mais recentes tendências globais. Oferece, assim, soluções e estratégias essenciais para que as instituições de ensino possam inovar e se adaptar com agilidade e eficácia a esse novo cenário”, diz Sonia Simões Colombo, CEO da HUMUS e head de conteúdo do GEduc.
Novidades do GEduc 2025
Nesta edição, o evento vai trazer inovações que enriquecerão ainda mais a experiência dos participantes. Além do novo espaço, o GEduc terá trilhas inéditas, como o Fórum da Educação Profissional, que abordará as necessidades e inovações no preparo para o mercado de trabalho, e o Fórum da Educação Especial e Inclusiva, mostrando a importância da equidade no acesso à educação. Elas se juntarão às outras seis trilhas já presentes nas outras edições: Congresso Básico e Superior, Jornada de Marketing e Growth e os Fóruns de Inovação Acadêmica, Gestão de Pessoas, Líderes Educacionais e Edtech.
Outra novidade é a sessão GEduc Experience, que vai oferecer aos participantes uma experiência prática, permitindo que os gestores mergulhem em atividades "mão na massa". O objetivo é promover um aprendizado dinâmico e interativo para os participantes, possibilitando que explorarem ferramentas, simulações e metodologias aplicáveis às suas instituições.
“Com essa abordagem prática, o GEduc Experience não apenas inspira ideias, mas capacita os gestores a implementá-las, impulsionando a transformação e a inovação na educação de forma concreta e imediata. É uma oportunidade única de vivenciar a educação em ação”, destaca Sonia.
A área de exposição também será ampliada para proporcionar um espaço maior para networking, contato com novas soluções educacionais e participação de empresas e parceiros. “Tudo isso reforça o compromisso do GEduc com uma educação mais inclusiva e adaptada às novas demandas sociais e de mercado”, complementa a CEO.
A revolução da educação é hoje
Sobre o tema desta edição, Sonia comenta que, no mundo contemporâneo, marcado por avanços tecnológicos constantes e por uma sociedade cada vez mais conectada e exigente, a educação precisa acompanhar essa transformação e formar os alunos para os desafios de hoje e do futuro. “Mais do que nunca, é urgente construir uma educação relevante e inovadora que inspire, capacite e prepare cidadãos para atuar com protagonismo em um cenário de rápidas mudanças”.
Ela reafirma a necessidade de unir forças – gestores, educadores e sociedade – para promover uma transformação significativa nas práticas pedagógicas e nas estruturas de ensino. “A ‘revolução’ implica abandonar métodos ultrapassados e abraçar modelos de ensino mais dinâmicos, colaborativos e centrados no aluno. E é no ‘hoje’ que essa mudança precisa acontecer, pois a inovação não é algo a ser deixado para o futuro, ela é uma necessidade presente”, salienta.
Segundo ela, unir pessoas dispostas a inovar, trocar experiências e desenvolver novas abordagens para a educação é o primeiro passo para criar uma rede de inspiração que transforma práticas e reflete um compromisso coletivo com o avanço educacional. “A inspiração, quando combinada com a inovação, permite que educadores e líderes impactem diretamente o futuro da educação, tornando-o mais inclusivo, criativo e conectado com a realidade”.
Temáticas e tendências da educação
Durante o evento, serão discutidas questões centrais e emergentes da educação, alinhadas ao cenário global e às transformações pedagógicas, tecnológicas e sociais que impactam o setor. Entre os principais temas que serão debatidos estão:
· transformação digital e inteligência artificial (IA): como a IA redefine papéis pedagógicos, o currículo e a gestão de dados, pontos essenciais para a atuação dos educadores na era digital;
· inclusão e diversidade: políticas e práticas para uma educação inclusiva e acessível a todos, que representam um compromisso estabelecido globalmente pela Unesco e reforçado por instituições e educadores ao redor do mundo;
· profissionalização e mercado: como fortalecer o elo entre academia e indústria, destacando programas de residência acadêmica e habilidades para o futuro;
· gestão de dados na educação: foco na cultura de dados para otimizar currículos e a eficiência administrativa;
· evolução da educação e estratégias em tempos de incerteza: a adaptação frente à transformação digital, IA e novas tecnologias.
Sonia reforça que o GEduc é um evento essencial para os gestores educacionais ao propiciar um espaço único de atualização, discussão e colaboração. Os participantes têm acesso a uma programação rica em painéis, palestras e mesas-redondas em que podem trocar experiências diretamente com colegas, especialistas e líderes do setor educacional. Assim, podem acessar novas perspectivas e práticas de ponta, aplicáveis aos contextos locais.
E por reunir gestores da educação básica, superior e profissional de todo o Brasil, o congresso cria um ambiente propício para a construção de parcerias e o compartilhamento de boas práticas. “Essa diversidade de públicos e perspectivas amplia as possibilidades de aprendizado colaborativo e inspira soluções para desafios comuns”, finaliza.
Comments