top of page

A força das marcas regionais

Um dos efeitos da globalização foi permitir que os consumidores pudessem ter acesso a produtos e marcas antes restritas aos países mais desenvolvidos. Assim, com o comércio entre países bastante ativo, é possível adquirir uma peça de roupa recém-lançada na semana de moda de Paris, logo ali, num centro comercial na cidade de São Paulo, por exemplo.


Com o passar dos anos, a abundância de marcas globais no Brasil e, também, a possibilidade de acesso a viagens internacionais (pré-pandemia, os preços eram viáveis), parece que estamos iniciando um novo ciclo no comportamento dos nossos consumidores: a valorização das marcas regionais.


Recentemente, efetuei a compra de duas peças de roupas da marca Moda de Pedro (modadepedro.com.br) e fiquei muito encantado com a qualidade e a embalagem do produto. Uma caixa que contava a origem da marca e o trabalho feito com a comunidade de costureiras, bordadeiras, rendeiras e crocheteiras do sertão e litoral do Rio Grande de Norte; criando uma conexão emocional muito interessante com a marca.





O exemplo acima é apenas um caso que ilustra como o empreendedor(a) brasileiro tem aprimorado a construção das suas respectivas marcas, absorvendo as melhores práticas das marcas globais, sem perder o ‘tempero’ local. Do vestuário à alimentação, passando por tantos outros segmentos, as marcas regionais estão cada vez mais fortes e relevantes para os seus consumidores.


Definir uma boa e consistente estratégia de marca é o primeiro para romper as barreiras de uma determinada cidade, Estado ou país e, nesse sentido, o Brasil está repleto de ótimos exemplos: Havaianas, Reserva, Osklen, LATAM Airlines, Mate Leão, Guaraná Antarctica, entre outras. 

 

Daniel Aguado atua há mais de 25 anos em Marketing, Comunicação, Vendas e Produtos, em empresas como Rede/Itaú, Latam Airlines e Poliedro Educação. É Diretor de Marketing da Fundação Dom Cabral. Ele vai falar sobre “Branding - muito além do logo. Que marca você quer deixar na vida do seu aluno?” no GEduc 2025.


O GEduc é o maior e principal Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS Educação, o evento reunirá mais de 70 palestrantes e 800 congressistas. Serão três dias - 26 a 28/03 - de imersão ao redor do tema central “A revolução da educação é hoje! Juntos para inovar e inspirar”. Garanta sua vaga: www.geducoficial.com.br


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page