top of page

A força das marcas regionais

Um dos efeitos da globalização foi permitir que os consumidores pudessem ter acesso a produtos e marcas antes restritas aos países mais desenvolvidos. Assim, com o comércio entre países bastante ativo, é possível adquirir uma peça de roupa recém-lançada na semana de moda de Paris, logo ali, num centro comercial na cidade de São Paulo, por exemplo.


Com o passar dos anos, a abundância de marcas globais no Brasil e, também, a possibilidade de acesso a viagens internacionais (pré-pandemia, os preços eram viáveis), parece que estamos iniciando um novo ciclo no comportamento dos nossos consumidores: a valorização das marcas regionais.


Recentemente, efetuei a compra de duas peças de roupas da marca Moda de Pedro (modadepedro.com.br) e fiquei muito encantado com a qualidade e a embalagem do produto. Uma caixa que contava a origem da marca e o trabalho feito com a comunidade de costureiras, bordadeiras, rendeiras e crocheteiras do sertão e litoral do Rio Grande de Norte; criando uma conexão emocional muito interessante com a marca.





O exemplo acima é apenas um caso que ilustra como o empreendedor(a) brasileiro tem aprimorado a construção das suas respectivas marcas, absorvendo as melhores práticas das marcas globais, sem perder o ‘tempero’ local. Do vestuário à alimentação, passando por tantos outros segmentos, as marcas regionais estão cada vez mais fortes e relevantes para os seus consumidores.


Definir uma boa e consistente estratégia de marca é o primeiro para romper as barreiras de uma determinada cidade, Estado ou país e, nesse sentido, o Brasil está repleto de ótimos exemplos: Havaianas, Reserva, Osklen, LATAM Airlines, Mate Leão, Guaraná Antarctica, entre outras. 

 

Daniel Aguado atua há mais de 25 anos em Marketing, Comunicação, Vendas e Produtos, em empresas como Rede/Itaú, Latam Airlines e Poliedro Educação. É Diretor de Marketing da Fundação Dom Cabral. Ele vai falar sobre “Branding - muito além do logo. Que marca você quer deixar na vida do seu aluno?” no GEduc 2025.


O GEduc é o maior e principal Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS Educação, o evento reunirá mais de 70 palestrantes e 800 congressistas. Serão três dias - 26 a 28/03 - de imersão ao redor do tema central “A revolução da educação é hoje! Juntos para inovar e inspirar”. Garanta sua vaga: www.geducoficial.com.br


Comments


PATROCÍNIO DIAMOND

International School.png

PATROCÍNIO SILVER

ISAAC.png
PEARSON (1).png
wizard.png

PATROCÍNIO DE SESSÃO

Edebe (1).png
MULTIVERSO DAS LETRAS.png
seven 25 (1).png

PARCEIRO DE CONTEÚDO

EDUCADOR 21.png

MÍDIA OFICIAL

revista superior.png
REVISTA EDUCACAO.png

ASSESSORIA DE IMPRENSA

mira (1).png

APLICATIVO OFICIAL

YAZO.png

O GEDUC APOIA

logo ela.png

APOIOS 

REALIZAÇÃO

colorido.png
logo-branco-25.png
26 a 28 de março 2025
branco.png

PRO MAGNO Centro de Eventos
Av. Pfa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP

  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2022. All rights reserved.

bottom of page